O mundo da literatura, nunca foi tão vasto e tão acessível quanto é agora. Temos a Internet que nos proporciona uma acessibilidade gigantesca, fora às tão tradicionais bibliotecas e livrarias.
Claro que a Internet é um tanto quanto mais cômoda, você não precisa nem se levantar da cadeira para conhecer mundos surreais, terras oníricas ou doces poesias.
Com toda essa vastidão e favorecimento do leitor, muitas vezes os escritores, autores das obras que encontramos compartilhadas na web se sentem prejudicados ou lesados, pois não recebem os famosos copyright, algo que caracteriza esse "compartilhamento on-line" como algo ilegal.
Navegando pelo YouTube, encontrei um vídeo, onde o entrevistado é meu escritor preferido, Neil Gaiman (Sandman, Coraline, Neverwhere e etc.), e achei muito lúcido o pensamento dele em relação ao compartilhamento de material através da Internet. Vejam vocês mesmos:
Creio que uma mente aberta como a de Gaiman, seja muito importante para nós leitores. Muito importante para a inclusão, mas não digo apenas para a inclusão digital, e sim para a cultural também.
Posso garantir que se não fosse esse advento, os tais "downloads", eu não teria o hábito de ler, pois nem ao menos teria encontrado um estilo que me interessasse a principio.
E dou total razão ao entrevistado, quando ele diz que conhecendo, o leitor tem vontade de comprar, isso é algo que de fato acontece. As pessoas criam gosto e admiração pelas obras, e vão atrás e compram e movimentam mercado e fazem tudo aquilo que sustenta esse ciclo.
Finalizando esse post, e abrindo uma nova ala no blog (Criticas, Dicas e Opiniões), dou meus parabéns ao Neil Gaiman, que tem voz e é respeitado no meio; por ser receptivo, conseguir se adequar e dar uma grande força à divulgação virtual, provando que tudo tende para que esse meio de leitura se consolide e que à tecnologia pertence o futuro da cultura de livros.
Acho q vc ta super certo, não tem mais como fugir disso, a tecnologia ja esta na vida de todos nós e vem para facilitar as coisas.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, ta cada vez melhor